Conteúdo para marcas não é sobre vender
Atualizado: 9 de abr. de 2023
Além de produtora de conteúdo, trabalho com pesquisas qualitativas há anos (o que não deixa de ser sobre produção de conteúdo). No dia a dia corporativo, modero muitas entrevistas em profundidade e focus group para entender hábitos e comportamentos de consumo. E posso dizer, com certeza: o consumidor atual não quer mais alguém que venda produtos somente. Porque quando ele quer o produto, ele vai atrás, não precisa da marca. Ele quer se relacionar com marcas que entregam conteúdo, informação relevante nos canais onde ele está e mais do que isso: que se preocupam com o mundo, que trabalham por propósito e estão conectados com as necessidades do planeta.
Descobri recentemente, fazendo um desk research para uma marca de moda, que 76% dos consumidores entrevistados naquele estudo pagariam um pouco mais em produtos de empresas comprometidas com causas sociais e ambientais.
Esse número é importante e fala muito sobre consciência.
Pensa comigo: que consumidor hoje precisa de ajuda pra comprar? Quase nenhum. Com os marketplaces e seus apps instalados no celular, tutoriais nas plataformas de vídeos e tantos conteúdos disponíveis, ninguém precisa de um vendedor pra saber especificação de produto. A necessidade agora é por conteúdo. Como esse produto facilita a vida? O que ele tem de diferencial? Como ele conversa com o contexto de vida desse consumidor?
O consumidor quer storytelling. Quer conversar, ser ouvido, se relacionar com quem conversa com os valores deles. Conteúdo pra marcas não é mais sobre vender produtos. É sobre contar boas histórias.
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